Relatos do Irmão Xexéu

Visitando as mais variadas igrejas

10º culto: Caminho da Graça de Caio Fábio, Brasília

with 11 comments

Entrada do La Salle

Entrada do La Salle

La Salle visto de fora

Brasília, 2 de Maio de 2010

Os detalhes de local e hora do culto do Caminho da Graça não foram tão fáceis de achar. Eu já sabia onde era mas não sabia a hora. A página escondida do site confirmou: 18h.

Cheguei às 17:50. Um carro chegou com uma família e estacionou na entrada do estacionamento em um lugar proibido. Pensei em chamar sua atenção, mas desisti. Um jovem de cabelos longos fumava na entrada da escola.  Um outro jovem senhor cumprimentou-me na entrada. Não sei se era o “introdutor oficial” ou se estava apenas esperando algum conhecido. Subi a rampa. Na ante-sala, a banquinha vendia livros antigos do Caio Fábio. Mas a maior parte da mesa estava coberta de DVDs com suas mensagens. Fiquei ali uns 10 minutos e não falei com ninguém e ninguém falou comigo.
Entrei e sentei.

Teatro do La Salle por dentro

Teatro do La Salle por dentro

O culto começou com músicas. Os músicos não ficavam bem lá no centro do palco, mas do lado. Reconheci todas as músicas exceto um baião que dizia “Cristo tem poder (3x) /Aleluia, tem poder “. Lá dentro havia duas câmeras filmando. Uma fixa cobrindo o centro do palco. Um segundo cameraman ficava andando pelo ambiente filmando tanto o palco como as pessoas.

Ouça aquiaqui esses trechos.

Chamaram um homem para tocar alaúde. Isso mesmo, alaúde! Tocou uma peça interminável. Sempre voltando aos temas, dava a impressão de repetir deliberadamente. A música parecia mais Barroca que Renascentista. Até que Caio Fábio começou a ler a Bíblia e a falar enquanto o camarada tocava, agradecendo-o depois.

Alaúde

Alaúde

(Ouça aqui o som do Alaúde)
Às 18:45 houve anúncios. Uma mulher recomendou que pessoas comprassem uns livros do Caio Fábio, citando passagens de alguns. Sugeriu também que pessoas trocassem livros entre si. O Caio Fábio, por sua vez, disse que era pra ler os livros todos, pois o que escrevia tinha início, meio e fim. E então confessou não ter paciência com pessoas que não querem se engajar e de novo disse pras pessoas comprarem seus livros. “Aqui no Caminho da Graça, onde tudo é sério, honesto, sincero, verdadeiro, limpo e claro […] ” Depois do pito, o Caio Fábio pede pras pessoas cumprimentarem que está ao lado e para perguntar o nome, pois ele ia conferir (bem, esqueceu de conferir).

Depois falou do canal de TV pela Internet, a Vem & Vê TV.  Disse que teve tanta procura que os computadores não estavam dando conta. Por isso ele pediu pras pessoas contribuirem financeiramente.

Às 18:49 foi a hora das crianças saírem do teatro. Nessa hora, de olho, já devia ter umas 700 pessoas presentes.
Caio Fábio então falou de Alto Paraíso (220 Km de Brasília). Estão abrindo um Caminho da Graça lá, chamando de Café com Graça. Soube depois que . Vai ter uma LAN house lá dentro. Vão credenciar pessoal da cidade que queira ter senha mensal e receber em casa via wireless (sem fio) acesso à Internet. Aliás, querem dar cobertura de toda a cidade com wireless. Vão criar biblioteca. Vão ter lanchonete, etc. Então pediram pras pessoas doarem laptops para o projeto. Também pediu doação de móveis.

(Ouça aqui, aqui e aqui esses trechos)
Às 19:03 era a hora dos dízimos. Cantaram o hino “Graças Dou”. Depois cantaram “A Começar em Mim”. Então Caio Fábio disse que não tinha conseguido chegar na hora que queria no local para orar. Falando de costas, convidou as pessoas a irem à frente receber oração.

Caio Fábio Lendo

Caio Fábio Lendo

Às 19:09 cantavam uma música com jeito de conhecida que dizia “sonda-me”, “quebranta-me”, etc. Caio Fábio orava ajoelhado lá na frente. Depois cantaram ainda “Meu Jesus Salvador” (Shout to the Lord)

Caio Fábio

Caio Fábio

Caio Fábio ajoelhado

Caio Fábio ajoelhado

Às 19:18 ainda havia pessoas chegando. A pregação propriamente dita começou às 19:20 com o anúncio da intenção de ser curta por causa da Ceia. Caio leu e pregou sobre Mateus 7.6, sobre não dar pérolas aos porcos no aspecto dos relacionamentos afetivos. A pessoa atrás de mim batia várias vezes na minha cadeira e conversava com as pessoas ao seu lado. Às 19:42 Caio disse que estava resumindo sua pregação e enquanto isso pessoas ainda entravam no lugar. Nessa hora devia ter, de olho, entre umas 800 a 900 pessoas no teatro. E a pessoa continuava batendo na minha cadeira.

(Ouça aqui, aqui e aqui esses trechos)
A pregação terminou às 20:03, com o serviço da Ceia. Havia cerca de 20 diáconos, incluindo pelo menos uma mulher que eu me lembre, todos vestidos “normalmente”. Ao falar sobre a Ceia, Caio citou vários versículos relacionados de memória.
O culto terminou às 20:11.

Anúncios

Written by Gustavo Frederico

08/05/2010 às 22:42

Publicado em relatos

11 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Pra falar a verdade, ainda sou bem cética em relação ao Pastor Caio Fábio e não em relação aquilo que ele fala, porque qualquer bom orador pode convencer uma platéia, uma multidão, uma nação, se o que fala, vai de encontro ao coração daquele que deseja ouvir. Isso me faz relembrar Hittler e como seu discurso e sua persuasão levaram uma nação, quase na sua totalidade, a odiarem um povo, os judeus, e a compactuarem com o Holocausto.
    Falar com poder de persuasão, citar os versículos bíblicos, pregar uma mensagem cheia de verdade, eu diria que é fácil até certo ponto. Basta olhar para os enúmeros “Apóstolos” e “Bispos” que de uns tempos para cá vem se proliferando, mas existe algo inegável e que todo ser humano tem dentro de si que é o Espírito Santo de Deus e quando ele fala aos nossos corações, não temos dúvida quanto a ouvir a sua voz, pois nossa alma se derrete diante dEle.
    Não quero apoiar e nem criticar o que foi falado acima por muitas pessoas. Confesso que ainda sou uma pessoa que viveu o Evangelho pregado pelo Pastor Caio Fábio, quando ele dirigia a Vinde. Que ia nos congressos organizados pela Vinde e que lia quase todos os livros e ouvia muitas pregações através das fitas cassetes que adquiria e que tem um filho de 24 anos Chamado Caio, pois eu o consagrei a Deus desde o meu ventre e pedi a Deus que fizesse dele uma pessoa tão inflamada e eloquente quanto o Pastor Caio Fábio.
    Falo com propriedade sobre o assunto porque caminhei e trilhei o caminho deste Pastor de Ovelhas, quando os cultos dele e suas pregações inflamavam meu coração, mas hoje não mais.
    Por isso, deixo com o Senhor Jesus, o critério de julgar este irmão, porque longe de mim estar eu errada e estar proferindo palavras contra um “Eleito de Deus”….
    Deus sabe de todas as coisas e tudo a seu tempo vem à tona. Se é uma obra verdadeira, ela dará os frutos que Deus desejar, mas se não, ele também arcará com as consequências de sua escolha!!!
    Bernardete-RJ

    Bernardete Schiavini

    09/06/2013 at 16:55

  2. essa humanidade é terrível olha as aparências, as formalidades, o cenário,o antes o depois, a circunstância, mas onde estará o espírito contrito para a verdadeira adoração e a sede genuina da escuta da palavra o Senhor não habita em templos e sim dentro de você, abra os olhos e veja assimile o conteúdo do evangelho para voce e pratique-o

    helez

    12/09/2012 at 19:25

    • Acontece que qdo a gente vai cultuar a gente carrega um corpo. A alma não vai sozinha. Daí essa “humanidade’ de que vc falou.

      Denise Frederico

      13/09/2012 at 8:37

  3. SOU DA IGREJA DA GRAÇA MAS ADEMIRO O TRABALHO DE CAIO FABIO,VAI SE CONVERTER XEXEU JESUS TE ESPERA,PAULO QUE FOI O MATADOR DE CRENTES DEUS PERDOOU, IMAGINE VOCE XEXEU QUE SO TA DECENDO A LINGUA NO EVANGELHO,MAIS CORRE SE NAO AMANHA PODE SER TARDE QUE DEUS TE ABENÇOE,O QUE PLANTAMOS HOJE COLHEREMOS AMANHA.

    EDUARDO DA COSTA MONTEIRO

    16/08/2012 at 19:45

  4. Ninguém aqui criticou o Caio por seu adultério. O que o blogueiro narrou foi uma ida ao Caminho da Graça. Eu tb já estive lá, ansiosa por ouvir o pr Caio e tive dificuldade para entender a proposta dele através do culto que presenciei. Achei tudo meio “show” , Ouvi quase nada do Evangelho e saí de lá com a certeza de que estão repetindo as mesmices “litúrgicas” e chatas das igrejas neopentecostais.

    Denise Cordeiro

    06/05/2012 at 14:34

  5. irmao eu tenho muita pena de pessoas quevao as igrejas armadas com a espada da critica contra pastores membros obreiros isso significa que essa pessoa vai a igreja para olhar para tudo menos para jesus pois despreza a palavra de Deus onde ele diz se os seus olhos forem bons veras coisas boas mas se os seus olhos forem maus todo o seu corpo sera tenebroso respeitar as autoridades d mandamento de Deus que as constituiu quando Jesus voltar ele nao vai pedir contas a voce da vida dessas pessoas e sim da sua como vai se apresentar a ele

    Vdr JáhLove

    21/04/2012 at 14:28

  6. EU LOUVO PELA VIDA DE CAIO , NEM UMA CRITICA PRA MIM TEM VALOR.
    UM GRADE PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS E TEM O DOM DA PALAVRA,
    EDIFICA E COMO EDIFICA, É UMA BENÇÃO.
    E O SENHOR IRAR SUSTENTAR POIS ELE É UM GRANDE SERVO.

    maria maia

    28/07/2011 at 23:12

  7. querido mano já fostes na Igreja Cristã Maranata?

    juliana

    01/07/2011 at 15:07

    • Sim e tenho algumas duvidas sobre essa denominaçao.

      marcelo

      31/05/2013 at 17:41

  8. na boa, a sua busca por uma igreja para congregar é baseada na liturgia do culto e seus formatos, ou com a identificação com o que é o Evangelho ?

    os seus textos revelaram muito dos valores que sao relevantes a vc. em momento algum vi vc falar acerca da sua impressao se o que havia lá dentro tinha alguma sintonia com o evangelho … mas apenas se as formalidades eram sociáveis e repetidas.

    mas me pareceu que a sua preocupação seria facilmente contornada se os organizadores tivessem algum curso de “buffet de Festas espirituais” ou “marketings nas igrejas” … se a sua intenção é buscar uma igreja, saiba que vc seria facilmente iludido por algumas organizações mais “malandras” nestes quesitos.

    isso se é que a sua motivação neste blog seja apenas buscar uma igreja para sí …

    mas concordo que as reunioes ainda carregam muitos “cacoetes” evangélicos, mas isso infelizmente é dificil de remover de quem viveu dentro disso por muitos anos.

    eu me identifico com o movimento do Caio, mas nao faço parte presencialmente. apenas o acompanho em seu site e digo é um dos poucos que ainda pregam acerca do Evangelho de Jesus.

    ricardo

    02/06/2011 at 9:44

    • Ricardo,

      embora as pessoas evangélicas “denominacionais” julgam Caio devido seu adultério no passado, mas, um dia respondi bem assim para uma pessoa qe o condenava: “Davi, além de adulterar, mandou matar o marido da mulher”, e agora? Voce vai deixer de ler os Salmos de Davi? Ele era homem segundo o coração de Deus, mas comparado com Caio Fábio, ele teve um ponto a mais agravante em sua sentença (homicida). Pois, se Caio adulterou, o advogado está de pé para dar o perdão junto ao Pai, mas, e quem mandou tirar a vida de outra pessoa só pra pegar a mulher dele? Acaso, poderia Davi, dar sua vida para trazer o homem morto de volta?
      Com esta eu creio que, os juízes que criticam Caio Fábio pensarão 2 vezes antes de o apedrejar… e olhe que nem toquei no assunto da mulher adultera de João 8 hein…

      Obs: estou a viver em Sacavém..

      Claudinei

      21/06/2011 at 15:18


Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: